Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Mutirão de cirurgias de catarata e pterígio avança em Parintins - Boas Novas Parintins 93,9 FM

Fale conosco via Whatsapp: +55 92 982413494

No comando: Programação de Exemplo

Das 00:00 às 24:00

Mutirão de cirurgias de catarata e pterígio avança em Parintins

Teve início neste domingo (28) em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, um mutirão de cirurgias oftalmológicas que segue até a próxima terça-feira (30). A ação, viabilizada por uma emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Péricles em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), tem como meta realizar 140 procedimentos, sendo 70 cirurgias de pterígio e 60 de catarata.

“O Opera+ Amazonas tem sido uma estratégia fundamental para garantir mais acesso às cirurgias eletivas. Em Manaus, já conseguimos zerar a fila de regulação para cirurgias de catarata e, agora, avançamos para o interior, com trabalho integrado e apoio das emendas, como esta do deputado Péricles, permitindo que os pacientes sejam atendidos mais perto de casa”, afirmou a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud.

As consultas de triagem pré-operatória estão sendo realizadas no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Deputado Gláucio Gonçalves. “Os pacientes convocados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) passam por avaliação e aqueles considerados aptos têm a cirurgia imediatamente agendada”, explicou a secretária, que acompanhou o início do mutirão ao lado do deputado Delegado Péricles.

As cirurgias ocorrem no período da tarde, no Hospital Padre Colombo, conveniado com o Governo do Estado, localizado na rua Oneldes Martins, nº 3515, bairro José Esteves. A SES-AM disponibiliza insumos e toda a estrutura necessária para os procedimentos.

Entre os beneficiados está Jacob Aporcino, de 79 anos. A filha dele, Gabriela Nascimento, destacou a importância da cirurgia para a autonomia do pai. “A expectativa é que ele volte a enxergar melhor e consiga realizar atividades simples do dia a dia, como se locomover e se alimentar com mais independência. Já fizemos a cirurgia de um olho e, agora, aguardamos a do segundo. O atendimento foi muito rápido e superou nossas expectativas”, relatou.

O deputado Delegado Péricles ressaltou o impacto social da iniciativa. “Essas cirurgias mudam a vida das pessoas e de suas famílias. Devolver a visão é devolver dignidade, autonomia e qualidade de vida. A Secretaria de Saúde já está atendendo mais de 12 mil pessoas em todo o Amazonas, e vamos continuar avançando. Saúde precisa estar sempre em primeiro lugar”, afirmou.

O mutirão integra os programas Novo Olhar e Opera + Amazonas, este último executado pelo Governo do Estado, com a meta de realizar 40 mil cirurgias além das previstas na rotina dos hospitais. A iniciativa faz parte da política de descentralização da saúde, fortalecendo a resolutividade regional e evitando o deslocamento de pacientes para Manaus. Até o final de 2025, a SES-AM pretende alcançar 12 mil cirurgias oftalmológicas em todo o estado, somando capital e interior.

Com informações da Assessoria*

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Jorge Barros / SES-AM

Deixe seu comentário: