
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

As obras do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, estão em andamento com a construção de quatro Centros de Reservação e Distribuição (CRDs) e a perfuração de novos poços profundos. As intervenções têm o objetivo de melhorar a estabilidade e a pressão do sistema de abastecimento de água do município até o início de 2026.
Desde a entrega da primeira etapa do novo sistema, em junho deste ano, durante o Festival de Parintins, foram concluídos 26 quilômetros de rede de um total previsto de 44, além de nove poços profundos. Segundo a UGPE, a captação atual é livre de contaminação e está sendo direcionada para a rede já existente.
De acordo com o secretário da Sedurb e coordenador da UGPE, Marcellus Campêlo, a etapa inicial substituiu poços antigos e direcionou a água captada para o sistema em operação.
“Após a conclusão dos quatro CRDs, com toda a estrutura de reservação e distribuição, atingiremos a meta de proporcionar à população um regime de abastecimento de água durante 24 horas por dia, sete dias por semana. Atualmente, já estamos enviando água tratada para a rede existente, e os próximos passos são justamente garantir a estabilidade do fornecimento, além de assegurar a qualidade, a pressão e a reservação adequadas”, afirmou.
O coordenador local do programa, Leonardo Normando, informou que as interrupções noturnas observadas em alguns bairros são ajustes operacionais realizados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
“Atualmente, os novos poços perfurados pelo Prosai estão funcionando e integrados ao sistema operado pelo SAAE. Até a conclusão dos quatro CRDs, é possível que ocorra baixa pressão no abastecimento por estarmos conectados à rede existente e com pouca capacidade de reservação. Contudo, as equipes técnicas estão trabalhando para amenizar qualquer situação, até a entrega definitiva dos CRDs”, disse.
Atualmente, o CRD2, no bairro Vitória Régia, opera com cinco poços ativos e tem os reservatórios em fase final. No CRD3, no Distrito Industrial, as obras de fundação e estações elevatórias estão em andamento. No CRD1, no bairro Palmares, e no CRD4, na Itaúna 2, poços já foram integrados ao sistema.
O programa também prevê a implantação de 34 quilômetros de rede de esgoto, quatro estações elevatórias e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A obra deve atender cerca de 12 mil pessoas em áreas dos bairros Santa Clara, Santa Rita de Cássia, Palmares, Francesa, Centro e Castanheiras.
Enquanto as novas estruturas não são concluídas, o sistema de abastecimento segue em ajuste técnico e operacional junto ao SAAE, etapa necessária para garantir regularidade e distribuição uniforme da água na cidade.
O Prosai é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Além das obras de abastecimento, o programa inclui intervenções de esgotamento sanitário, urbanização e construção de conjuntos habitacionais.
Com informações da Assessoria*
Por Victoria Medeiros, da Redação
Foto: Tiago Corrêa/UGPE